6 razões para utilizar o vídeo na estratégia de Content Marketing

6 razões para utilizar o vídeo na estratégia de Content Marketing

A utilização de vídeo em Content Marketing é claramente uma opção que está em ascensão e, portanto, deve estar presente na hora de criar uma estratégia de sucesso.

A sua importância torna-se mais evidente quando se verifica que, segundo dados da Alexa – serviço de internet detido pela Amazon – o Youtube e o Facebook são os 2º e 3º sites mais populares em todo o mundo. Estas duas redes sociais têm vindo a competir entre si e o Facebook, em 2015, fez uma atualização no seu algoritmo para dar prioridade à exibição de vídeos no seu feed de notícias com o objetivo de alcançar o Youtube. Nesse mesmo ano, a rede social criada por Mark Zuckerberg conseguiu superar o número de visualizações diárias do Youtube. Além disso, a repercussão das “stories” do Snapchat, do Instagram e, mais recentemente, do Facebook, também comprovam que as estratégias de vídeo ganham cada vez mais espaço.

Deste modo, elaborámos as 6 principais razões pelas quais o vídeo é um elemento importante para a estratégia de Content Marketing.

 

 1. Melhorias no SEO 

Para quem conhece as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), sabe que este é um grande aliado no momento de posicionar conteúdos nas pesquisas orgânicas e gerar maior tráfego para alavancar as vendas. No entanto, tornou-se cada vez mais difícil alcançar resultados orgânicos utilizando somente o SEO tradicional e passou a ser necessário haver algo que se tornasse diferenciador de tudo o resto. Daí ter surgido o vídeo e o conceito de Vídeo SEO, que são as práticas relativas ao uso de vídeos para posicionar os conteúdos nas pesquisas, assim como posicionar os próprios vídeos no Youtube. Para termos uma ideia da sua importância, uma página com vídeo tem 53% mais hipóteses de aparecer na primeira posição nas pesquisas do Google. Daí poder concluir-se que o vídeo aumenta a possibilidade de a sua página ser encontrada no meio digital, alcançando desta forma um maior número de pessoas.

 

 2. Maior envolvimento com o público 

O conteúdo visual é a chave para um maior envolvimento com o público. Os vídeos e as imagens têm um grande desempenho na hora de captar a atenção e envolver o público com os seus conteúdos. Quando falamos do vídeo, a sua capacidade de captar a atenção, numa altura de sobrecarga de conteúdo, é particularmente importante. Para além disso, a incorporação do vídeo nas estratégias de Content Marketing faz com que o conteúdo tenha 10 vezes mais probabilidade de levar o público a envolver-se e a interagir.

 

 3. Oportunidades de otimização maiores 

Embora as redes sociais nos transmitam todas as informações sobre o alcance, a interação e os cliques nas ligações, não se consegue saber quantos leram, guardaram e voltaram mais tarde ou partilharam com amigos os conteúdos do blog. A verdade é que, através de um conteúdo baseado em texto, é muito difícil conseguir um feedback sobre estas questões. O vídeo, por outro lado, através das métricas possibilitadas pelo Youtube Analytics e pelo Facebook, permite também calcular o ciclo de feedback, medindo as taxas de clique, os pontos de desistência, o número de vezes que foi visualizado e qual a faixa etária para quem foi mais relevante.

 

 4. Aumento de cliques em e-mails 

O e-mail marketing é importante para o sucesso de qualquer estratégia de marketing e é uma das melhores formas de cativar a audiência e gerar mais clientes. De acordo com a eMarketer, cerca de 50% dos profissionais de marketing que usam vídeo nas suas campanhas de e-mail constatam um aumento de cliques, um maior tempo de leitura do e-mail e um aumento de partilhas e reencaminhamentos. No entanto, é crucial continuar a utilizar texto nos e-mails, porque e-mails que só contenham suporte vídeo têm grande possibilidade de acabar na caixa de lixo eletrónico (SPAM).

 

 5. Gera conexões emocionais mais fortes 

O vídeo é a ferramenta mais poderosa para criar uma conexão emocional com as pessoas. É muito importante nesse sentido, porque nos oferece uma série de atributos acima e além do conteúdo tradicional, tais como música, o tom de voz e as expressões faciais, que nos conferem maior realidade e confiança. Porém, a emoção provocada pela visualização do vídeo não gera uma imediata intenção de compra, embora faça com que a marca fique presente, mais tarde, no subconsciente do consumidor e seja recuperada no momento da tomada de decisão.

 

 6. Maior conversão de clientes 

Algumas pesquisas recentes demonstram que cerca de 71% dos profissionais de marketing dizem que as taxas de conversão de vídeo em clientes superam os desempenhos de outros conteúdos de marketing. Dito isto, é de realçar a importância que o vídeo pode ter na estratégia de Content Marketing, em que a intenção é envolver o público-alvo e gerar valor para as pessoas, de modo a criar uma perceção positiva e assim conquistar mais clientes. 

 

 

Este artigo foi escrito por Bruno Santos, autor convidado do Comteúdo.

Webtexto
Conheça o autor / Webtexto

Fundada e constituída por jornalistas experientes, a Webtexto acumula já mais de 15 anos de atividade em diversas áreas e setores, especializando-se na área de informação e content marketing.