5 Razões para Investir Tempo em Guest Posts

5 Razões para Investir Tempo em Guest Posts

Quando produzimos conteúdo, tão importante quanto a qualidade é a capacidade de fazer chegar esse conteúdo às pessoas certas. Há várias estratégias que se podem seguir e uma delas é colocar o nosso conteúdo nos sites ou blogs de outras pessoas ou entidades que comunicam com o público-alvo que nos interesse atingir. A isso chama-se guest posts.

Mas antes de apostar nesta estratégia é importante avaliar bem com quem queremos colaborar e estabelecer parcerias de guest posting. Primeiro, é importante reconhecermos credibilidade e reputação a quem trabalhará connosco, afinal vamos estar a colocar o nosso conteúdo e o nosso nome num website ou blog que não é nosso.

Segundo, é importante avaliar se aquilo que vai ser publicado se adequa e não desvirtua a linha editorial do website ou do blog de destino. E isto tanto serve quando alguém publica nas nossas páginas, como quando publicamos nas páginas de terceiros.

Depois, é crucial deixar claro perante a audiência que se trata de um guest post. Por regra, deve ser identificado que se trata de um guest post, quem escreveu e a empresa ou entidade para a qual trabalha, sempre que se justifique. Nestes casos, pode-se incluir uma breve descrição de cada um, com links para as respetivas páginas ou perfis.

 

Porquê apostar em guest posts?

Se já é difícil encontrar tempo para escrever e publicar no próprio blog, por que motivo devemos ainda estar a produzir conteúdos para outros blogs ou aceitar que publiquem no nosso website ou blog? Faz sentido?

Há vários vantagens que fazem pensar seriamente nesta estratégia.

 

#1 Enriquecer o conteúdo

Quando se fala em guest posts há sempre dois lados: o lado de quem escreve e o lado de quem publica. E uma das perguntas legítimas é pensar qual o motivo que leva um website ou um blog a aceitar publicar conteúdos de outros.

A resposta mais imediata é porque conseguem enriquecer o blog com conteúdos, não só em número (há efetivamente mais conteúdos novos), mas também em diversidade de temas e pontos de vista. Claro que para isso tem de haver uma relação de confiança que permita abrir o website ou blog a conteúdos que trazem valor.

#2 Criar redes de contactos

Ao publicar conteúdos de qualidade nas páginas de outras pessoas ou entidades estão também a ser construídas pontes e relações com outros bloggers e influenciadores. Criam-se assim relações de proximidade que podem dar muitos frutos no futuro.

Pela importância e projeção que têm, os bloggers são ótimas formas de chegar a novas audiências e públicos, ampliando o alcance.

#3 Fomentar a visibilidade nos motores de busca

Um dos critérios valorizados pelos motores de busca quando pesquisam conteúdo é a existência de backlinks. É pois importante assegurar que, quando se está a publicar noutros blogs ou sites, há sempre um link a remeter para o próprio site ou blog. Geralmente esses links são colocados na nota sobre o autor do artigo.

Desta forma, aumenta-se o número de links externos a remeter para a nossa página e isso contribui para aumentar a notoriedade.

#4 Aumentar a reputação

Cada vez mais é valorizada a qualidade e originalidade dos conteúdos. Se as nossas páginas oferecem uma maior diversidade de conteúdo e conteúdo de qualidade, então, também a nossa reputação aumenta.

Da mesma forma, quando somos capazes de colaborar para websites ou blogs reputados, isso significa que também o nosso nome ou o da entidade que representamos verá também a sua reputação aumentar, merecendo espaço de publicação. Esta é uma reputação que advém do facto de nos ser reconhecida competência.

#5 Criar brand awareness

Seja produzindo conteúdos a título individual ou em nome de uma entidade, a verdade é que tratando-se de informação útil e relevante para a nossa audiência, isso vai aumentar a nossa notoriedade. Fortalece-se, assim, a marca pessoal ou da empresa, associando-lhe valor.

Como encontrar os melhores parceiros para esta estratégia, é o passo que se segue e que abordaremos num próximo artigo.

Blandina Costa
Conheça o autor / Blandina Costa

Editora e diretora-geral da Webtexto.